Manual Básico


SUMÁRIO do MANUAL

Iniciando Operações no SEI
Conceitos Básicos no SEI
Operações Básicas
Organizando o Trabalho

MATERIAIS

Apresentação do Módulo Básico (.pdf)

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MÓDULO AVANÇADO

Apresentação do Módulo Avançado

a

APRESENTAÇÃO

São Paulo é uma das primeiras capitais do país a adotar o Processo Eletrônico. Com ele, a tramitação de processos e documentos passa por uma profunda transformação.

Somente em 2014, mais de 280 mil processos e 1,5 milhão de documentos tramitaram em papel na Prefeitura de São Paulo. Cada processo passa por diversos órgãos durante seu tempo de vida, cerca de dois anos, em média. Moroso e com os altos custos de papel, impressão, capeamento, transporte e armazenamento, o processo em papel possui uma série de fragilidades, como risco de extravio, dano físico, quebra de sigilo de informação, além de impor grandes dificuldades no acesso às informações ao servidor, ao gestor e ao cidadão.

Dada a sua complexa realidade, a Prefeitura de São Paulo buscou uma ferramenta que pudesse ser adaptada ao trabalho desenvolvido pelos servidores, com uma interface amigável aos usuários e munícipes. Essa ferramenta é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) e cedido gratuitamente à Prefeitura de São Paulo. É uma ferramenta que viabiliza a criação, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos dentro do próprio sistema. Como ele não depende de mapeamento de processos, ele pode ser utilizado por todas as unidades da Prefeitura para qualquer tipo de processo administrativo. Com sua implantação, a Prefeitura espera:

– Acelerar os trâmites administrativos, garantindo respostas mais rápidas às demandas;
– Facilitar o trabalho desenvolvido pelos servidores;
– Aumentar o controle social e o acesso à informação;
– Racionalizar o gasto público;
– Estancar o crescimento do estoque do Arquivo Municipal de Processos, atualmente com mais de 20 milhões de processos;
– Melhorar o gerenciamento de processos e instrumentos de controle;
– Eliminar incidentes decorrentes do deslocamento físico de documentos.

SOBRE ESTE MANUAL

Este manual apresenta os principais conceitos e funcionalidades do SEI, a fim de ambientar o servidor à utilização mais comum de processos e expedientes administrativos: autuação de processos, edição de documentos, tramitação.

Adicionalmente, busca abordar de maneira didática no decorrer das atividades as necessárias mudanças que a migração para um sistema eletrônico causam no trabalho com o Processo Administrativo. Para isso, sempre destacamos os dados mais relevantes com ajuda dos ícones indicados abaixo:

Secretaria Municipal de Gestão
Viaduto do Chá, 15, 8º andar
Centro
CEP 01002-020

(11) 3396-7080