Gestão de contratos em papel no SEI

Conforme a Portaria SMG nº 01/2016, alterada pelas Portarias SMG nº 77/2016 e nº 85/2016, a partir do dia 6 de dezembro de 2016, as atividades de gestão de contratos firmados em papel devem ser realizadas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Para isso, os processos físicos (Simproc) relativos a contratos administrativos devem ser digitalizados para o SEI, em arquivos PDF, e incluídos num novo processo SEI do tipo Licitações: Gestão de Contratos. Além dos arquivos PDF, as unidades responsáveis pelos processos devem acrescentar um documento interno do SEI chamado Formulário de Identificação de Processo Digitalizado, que deve ser preenchido e assinado eletronicamente no sistema, e serve para identificar todos os documentos em PDF incluídos no processo eletrônico.

A partir daí, todos os eventos contratuais devem ser tramitados unicamente no SEI, e os processos relacionados de pagamento devem ser instruídos separadamente, nos termos da Portaria SF nº 08/2016. O processo original em papel deve receber uma cópia do formulário de identificação de processo digitalizado. Além disso, a unidade responsável deve registrar no Simproc um despacho informando o número do processo SEI que dá continuidade ao processo em papel, e deverá mantê-lo temporariamente sob sua guarda para eventuais consultas no período de transição do meio físico para o meio eletrônico.

Confira abaixo o guia passo-a-passo de como instruir esses processos.

Como autuar processos de gestão de contratos em papel no SEI

Distribuição de scanners

A Secretaria Municipal de Gestão (SMG), por meio do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM) e com apoio da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico (SF), adquiriu 210 (duzentos e dez) scanners para viabilizar a digitalização dos processos administrativos da Prefeitura de São Paulo.

Todos os órgãos da Administração Direta, incluindo Secretarias, Controladoria-Geral e Subprefeituras, serão contemplados no plano de distribuição dos equipamentos.

Para que as unidades de assessoria de informática dos órgãos administrativos possam retirar, instalar e configurar adequadamente os scanners, a SMG enviará um material de orientação técnica, que também estará disponível na Internet, bem como poderá prestar apoio técnico para essa configuração.

Por enquanto, os órgãos devem aguardar o contato da SMG com informações detalhadas sobre a retirada dos equipamentos junto à Secretaria. Esse contato será realizado junto aos gabinetes, assim que os equipamentos adquiridos estiverem prontos para distribuição.

Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Após longo processo de análise, a Prefeitura adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a modernização dos processos administrativos. Essa escolha é compatível com a de outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais que formam a iniciativa do Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O SEI foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) à Prefeitura em 2014, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. A plataforma possibilita o aumento da eficiência administrativa e a simplificação de procedimentos, bem como maior celeridade e a eliminação de extravios, além de responder à demanda dos cidadãos por modernização da gestão pública e acesso à informação. A utilização do SEI é obrigatória para todas as Secretarias e Subprefeituras municipais, além de entidades da Administração Indireta, nos termos do Decreto Municipal nº 55.838/15.

Este post está fechado para comentários.