Prefeitura de São Paulo ultrapassa a marca de 100 mil processos no SEI

Com o objetivo de reduzir o consumo de papel, aumentar a transparência e a celeridade da tramitação de processos administrativos e impedir extravios de documentos, a Prefeitura de São Paulo implantou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em janeiro de 2015.
Desde então, já foram migrados ao SEI 109 tipos de processos e mais de 15 mil servidores capacitados para utilizar o sistema em todas as 27 secretarias e 32 subprefeituras, além das autarquias, fundações e empresas públicas municipais. Em dezembro de 2016 ultrapassamos a marca de 100 mil processos tramitados no SEI. Somente em 2016, aproximadamente 25% de todos os processos administrativos da Prefeitura foram gerados no SEI – mais que o dobro da proporção do ano anterior.

Mais que simplesmente a mudança do meio físico para o meio eletrônico, reduzindo o consumo de papel e outros recursos materiais, a implantação do SEI possibilitou um significativo aumento de eficiência para a Administração. Em alguns casos, o tempo médio de tramitação dos processos chegou a ser reduzido em até 90%. Isso também significa mais agilidade e transparência para os processos, que tramitam em ambiente seguro e controlado em todas as suas etapas.

O trabalho não para por aí. Durante os próximos meses, novas migrações de processos permitirão que o SEI seja utilizado em mais unidades administrativas, levando mais celeridade, transparência e controle para toda a Administração Pública Municipal Direta e Indireta.

Sobre o SEI

Após longo processo de análise, a Prefeitura adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a modernização dos processos administrativos. Essa escolha é compatível com a de outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais que formam a iniciativa do Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O SEI foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) à Prefeitura em 2014, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. A plataforma possibilita o aumento da eficiência administrativa e a simplificação de procedimentos, bem como maior celeridade e a eliminação de extravios, além de responder à demanda dos cidadãos por modernização da gestão pública e acesso à informação. A utilização do SEI é obrigatória para todas as Secretarias e Subprefeituras municipais, além de entidades da Administração Indireta, nos termos do Decreto Municipal nº 55.838/15.

Este post está fechado para comentários.