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Módulo I


SUMÁRIO DO MÓDULO I

Iniciando Operações no SEI

Conceitos Básicos do SEI

Operações Básicas

Organizando o Trabalho

MATERIAIS

Apresentação do Módulo I (.pdf)

Baixe o Manual do Módulo I (.pdf)

MÓDULO II

Confira também o Manual do Módulo II do SEI

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APRESENTAÇÃO

São Paulo é uma das primeiras capitais do País a adotar o Processo Eletrônico. Com ele, a tramitação de processos e documentos passa por uma profunda transformação, com importantes benefícios aos servidores e aos cidadãos.

Somente em 2016, mais de 350 mil processos e 1,5 milhão de documentos tramitaram na Prefeitura de São Paulo. Cada processo passa por diversos órgãos durante seu tempo de vida. Moroso e com os altos custos de material, transporte e armazenamento, o processo em papel possui uma série de fragilidades, com risco de extravio, danos físicos, quebra de sigilo de informação, além de impor grandes dificuldades no acesso às informações por servidores, gestores e cidadãos.

Dada sua complexa realidade, a Prefeitura de São Paulo buscou uma ferramenta que pudesse ser adaptada ao trabalho desenvolvido pelos servidores, com uma interface amigável aos usuários e munícipes.

Essa solução é o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Sobre o SEI

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) e cedido gratuitamente à Prefeitura de São Paulo. É uma ferramenta que viabiliza a criação, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos dentro do próprio sistema. Como ele não depende de mapeamento de processos, ele pode ser utilizado por todas as unidades da Prefeitura para qualquer tipo de processo administrativo. Com sua implantação, a Prefeitura espera:

– Acelerar os trâmites administrativos, garantindo respostas mais rápidas às demandas;
– Facilitar o trabalho desenvolvido pelos servidores;
– Aumentar o controle social e o acesso à informação;
– Racionalizar o gasto público;
– Estancar o crescimento do estoque do Arquivo Municipal de Processos, atualmente com mais de 20 milhões de processos;
– Melhorar o gerenciamento de processos e instrumentos de controle;
– Eliminar incidentes decorrentes do deslocamento físico de documentos.

SOBRE ESTE MANUAL

Este manual apresenta os principais conceitos e funcionalidades do SEI, a fim de ambientar o servidor à utilização mais comum de processos e expedientes administrativos: autuação de processos, edição de documentos, tramitação.

Adicionalmente, busca abordar de maneira didática no decorrer das atividades as necessárias mudanças que a migração para um sistema eletrônico causam no trabalho com o Processo Administrativo. Para isso, sempre destacamos os dados mais relevantes com ajuda dos ícones indicados abaixo:

Dicas: destaca procedimentos e atividades que facilitam o trabalho no sistema. Importante: destaca informações às quais o usuário sempre deve estar atento ao utilizar o SEI. Processo em papel/processo eletrônico: destaca de que maneira o procedimento de trabalho mudou em relação ao que era feito no papel.

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