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Módulo II


SUMÁRIO do MÓDULO II

Organizar Documentos e Processos

Outras Operações com Processos e Documentos

Conceder Acesso às Informações de um Processo

Publicação de Documentos no Diário Oficial da Cidade

MATERIAIS

Apresentação do Módulo II (.pdf)

Baixe o Manual do Módulo II (.pdf)

MÓDULO I

Confira também o Manual do Módulo I do SEI

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Apresentação

A adoção do Processo Eletrônico pela Prefeitura de São Paulo transforma profundamente a natureza da tramitação de processos e documentos e traz importantes benefícios aos servidores e aos cidadãos. A ferramenta escolhida para isso é o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) e cedido gratuitamente à Prefeitura de São Paulo. O SEI é bastante flexível: pode se adaptar ao trabalho desenvolvido pelos servidores, ao mesmo tempo em que possui uma interface amigável aos usuários e munícipes.

As principais funcionalidades do SEI incluem autuar processos eletrônicos, criar, editar e assinar documentos dentro do próprio sistema, tramitar processos, monitorar seu andamento e obter informações com rapidez e segurança. Tudo isso já foi tratado no módulo básico da capacitação ao uso do sistema, oferecido pela Prefeitura. Por outro lado, o SEI também possui alguns recursos que potencializam ainda mais os seus benefícios, e permitem que a celeridade e a eficiência do sistema também sejam incorporadas nas próprias rotinas de organização do trabalho nas unidades administrativas.

Este material apresenta alguns desses recursos avançados que, quando empregados no dia-a-dia da Administração, tornam o trabalho muito mais rápido, eficiente e eficaz. O conteúdo é dividido em três eixos temáticos:

– Organizar documentos e processos: recursos que abrangem preparar despachos, monitorar informações e preparar novos processos, análise e gestão de processos e documentos com muito mais rapidez e uniformidade.

– Outras operações com processos: funções que permitem a suspensão temporária de um processo ou sua anexação a outro processo.

– Conceder acesso às informações de um processo: recursos do sistema que, no paradigma do acesso à informação, permitem que servidores e cidadãos visualizem informações contidas em processos do SEI, por meio de cópias em PDF, e-mails de notificação e também acesso integral às publicações disponíveis no Boletim de Serviço Eletrônico.

Portanto, a proposta deste segundo módulo de capacitação é ampliar a organização dos processos e documentos criados por sua unidade administrativa. Você já aprendeu como criar documentos e tramitar processos – agora, aprenderá como dominar recursos de formatação avançada, para produzir documentos ainda melhores, e como monitorar processos e extrair informações, para nunca perder de vista o conteúdo do interesse de sua unidade.

Assim como no Módulo I, as informações mais importantes deste material são destacadas por meio das seguintes orientações visuais:

Dicas: destaca procedimentos e atividades que facilitam o trabalho no sistema. Importante: destaca informações às quais o usuário sempre deve estar atento ao utilizar o SEI. Processo em papel/processo eletrônico: destaca de que maneira o procedimento de trabalho mudou em relação ao que era feito no papel.

 

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