Processo Eletrônico: 1 ano na Prefeitura

Com apenas um ano após a Prefeitura de São Paulo iniciar a implementação do SEI, já é gerada economia de recursos e espaço, aumento da agilidade no trâmite de processos e mais transparência na gestão.

No dia 1º de março de 2016, a Prefeitura do Município de São Paulo comemorou o primeiro aniversário da implantação do Processo Eletrônico. O evento, organizado pela Equipe do Processo Eletrônico, da Secretaria Municipal de Gestão (SMG), contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças e Desenvolvimento Econômico e a participação do Secretário Municipal de Gestão, Valter Correia da Silva, da Secretária-Adjunta de Gestão, Cristina Kiomi Mori, e do Prefeito Fernando Haddad. Mais de 130 servidores municipais que já utilizam o sistema acompanharam as discussões, bem como conselheiros do Tribunal de Contas do Município e representantes de Secretarias Municipais.

Foto: Fernando Haddad e Valter Correia da Silva

Prefeito Fernando Haddad e Secretário Municipal de Gestão Valter Correia da Silva. (Crédito: Fernando Pereira/SECOM)

Em 2015, a Prefeitura autuou eletronicamente 2,5% de todos os seus processos administrativos, já obtendo resultados positivos. De acordo com o Coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), Pedro Henrique Lopes Campos, o tempo médio de tramitação de alguns tipos de processos no SEI chega a ser 75% menor que seu equivalente em papel. Além disso, a economia gerada aos cofres públicos pela redução do consumo de papel e capas plásticas para processos já é estimada em R$ 600 mil. O processo eletrônico também economiza espaço: mais de 100 estantes deixaram de ser ocupadas com processos físicos até o momento.

Entretanto, o maior ganho advindo do Processo Eletrônico, como atestam os depoimentos dos servidores que já utilizam o sistema, é a melhoria da qualidade do trabalho. Pilhas de processos nos escritórios e morosidade na instrução e tramitação são problemas comuns relatados pelos servidores que instruem processos em papel. O que explica, em grande medida, o entusiasmo dos servidores que participaram do evento com o sistema: “[Aqui] disputamos espaço com os processos físicos, e espero que futuramente isso acabe”, afirmou Rosana Marzola Sampaio, servidora da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), da Secretaria Municipal de Educação, em entrevista à equipe do Processo Eletrônico. Esse e outros depoimentos podem ser conferidos num vídeo produzido especialmente para o evento.

Faça o download do vídeo clicando aqui.

A Secretaria Municipal de Gestão pretende atingir até dezembro a meta de 25% de processos administrativos da Prefeitura migrados ao modelo eletrônico. De acordo com o Secretário de Gestão, Valter Correia da Silva, “[este número] é um salto de dez vezes o que a gente tem hoje. Cada vez que ampliarmos, isso vai ganhar uma proporção exponencial. Acredito que em 2017, se continuar nesse ritmo, 90% [dos processos] possam ser tramitados de forma eletrônica”. A opinião é compartilhada pelo Prefeito Fernando Haddad: “São Paulo evoluiu, não tenho a menor dúvida que a máquina pública está se modernizando, mas tem muita coisa pela frente. Esses 2,5% de hoje é para abrir um processo mais amplo. Você não consegue chegar a 100% sem começar com o primeiro processo. Começar é que é difícil”, afirmou o prefeito.

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI)

Após um longo processo de análise, a Prefeitura adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como a solução para a modernização dos processos administrativos. Essa escolha é compatível com a de outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais que formam a iniciativa do Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O SEI foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) à Prefeitura em 2014, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. A plataforma possibilita o aumento da eficiência administrativa e a simplificação de procedimentos, bem como maior celeridade e a eliminação de extravios, além de responder à demanda dos cidadãos por modernização da gestão pública e acesso à informação. Nas palavras de Fabiano Martins de Oliveira, Subsecretário de Planejamento e Orçamento (SUPOM/SF), “o SEI tem o potencial de ser o grande receptor da Lei de Acesso à Informação”. A utilização do SEI é obrigatória para todas as secretarias e subprefeituras municipais, além de entidades da Administração Indireta, nos termos do Decreto Municipal nº 55.838/15.