Implantação do SEI na Prefeitura é finalista do Prêmio Mario Covas

Processo Eletrônico é finalista no 12º Prêmio Mario Covas

Dentre as 212 iniciativas inscritas, o projeto de implantação do SEI na Prefeitura de São Paulo foi escolhido como um dos 24 finalistas do Prêmio Mario Covas deste ano. Na categoria Melhoria da Gestão Governamental, concorre com outras 11 iniciativas inovadoras da Administração Pública do Estado e do Município.

O Prêmio, que existe desde 2004 e é realizado pela Escola de Governo e Administração Pública (Egap) da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, tem como objetivo incentivar e reconhecer as boas práticas de gestão promovidas por servidores públicos estaduais e municipais, que aprimoram processos governamentais ou de prestação de serviços aos cidadãos. A cerimônia de premiação desse ano ocorre nesta quinta-feira (26/10), no Theatro Municipal de São Paulo, às 19 horas.

Desde o início de sua implantação, em janeiro de 2015, a abertura e a tramitação de processos administrativos tornaram-se mais eficientes e seguras na prefeitura. Por ter se tornado viável criar, editar, assinar e tramitar documentos em meio digital, os processos se tornaram mais ágeis e transparentes, além de tornar possível que os cidadãos interajam virtualmente com a prefeitura sem a necessidade de deslocamento físico até a unidade administrativa.

SOBRE O SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI)

Após longo processo de análise, a Prefeitura adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a modernização dos processos administrativos. Essa escolha é compatível com a de outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais que formam a iniciativa do Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O SEI foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) à Prefeitura em 2014, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. A plataforma possibilita o aumento da eficiência administrativa e a simplificação de procedimentos, bem como maior celeridade e a eliminação de extravios, além de responder à demanda dos cidadãos por modernização da gestão pública e acesso à informação. A utilização do SEI é obrigatória para todas as secretarias e Prefeituras Regionais, além de entidades da administração indireta, nos termos do Decreto Municipal nº 55.838/15.