Migração de processos em papel entra na reta final

Desde 2015, a Prefeitura de São Paulo vem direcionando esforços para a implantação do Processo Eletrônico e adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) à Prefeitura em 2014 por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (saiba mais sobre a implantação do SEI). O SEI permite a criação, o armazenamento, o controle, a assinatura de documentos e a tramitação de processos eletronicamente e seu uso é obrigatório para todas as Secretarias, Prefeituras Regionais e entidades da administração indireta, nos termos do Decreto Municipal nº 55.838/15.

A implantação do SEI na Prefeitura tem sido feita de maneira gradual, sempre por tipos de processos. A Secretaria Municipal de Gestão (SMG) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) determinam, por meio de Portaria Conjunta, os tipos de processo e a data a partir da qual cada novo tipo de processo deverá ser gerado no SEI. Os processos que já existiam em papel continuam tramitando em papel até serem arquivados.

A migração está em estágio avançado e em vias de conclusão. A consequência disso será uma economia de recursos e espaço (armazenamento), além da maior agilidade e simplificação na tramitação dos processos, acesso à informação e transparência na gestão.

Desde 2015 até hoje, já alcançamos a marca de:

A meta estabelecida pela Prefeitura é que até 1º de outubro de 2018 todos os processos administrativos sejam gerados exclusivamente no SEI. A partir desse dia, não será mais possível realizar a autuação de nenhum novo processo administrativos no SIMPROC, apenas tramitar e encerrar processos já existentes. Esse desligamento já vem ocorrendo desde novembro de 2017 e continuará de maneira gradual até o fim da implantação do SEI.

Para saber mais sobre a publicação das Portarias Conjuntas, sobre o desligamento do SIMPROC e outros procedimentos e novidades sobre o SEI entre em contato com o SEI Suporte pelo e-mail seisuporte@prefeitura.sp.gov.br ou pelos telefones 3396-7077/ 7080/ 7079