Não deixe de salvar seu documento no SEI

Por questões de estabilidade do sistema e segurança do usuário, o tempo de expiração da sessão no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi reduzido. Essa alteração está vigente desde 31 de Agosto de 2018 e faz com que os documentos que não forem salvos em um período de 40 minutos sejam excluídos automaticamente.

Enquanto o usuário não salva o texto criado no documento SEI, o sistema entende como uma inatividade. A sessão expira ao ficar 40 minutos inativa e causa a perda dos documentos produzidos nesse período de tempo. O texto digitado que não foi salvo fica permanentemente perdido caso a sessão expire.

Recomenda-se que o servidor salve o texto após inserir qualquer tipo de informação nova no documento para prevenir a possível expiração da sessão. Se o botão “Salvar” começar a piscar, significa que o documento deve ser imediatamente salvo porque o tempo da sessão está quase sendo excedido.

#FICAADICA: Outra opção para impedir a perda dos documentos é o servidor produzir o texto em um editor de documentos off-line, como a Microsoft Word e, depois, copiar o texto finalizado no documento SEI.

Sobre o SEI

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já totaliza 87% dos processos administrativos gerados pela Prefeitura Municipal de São Paulo. O objetivo é que até Outubro de 2018, todos os Órgãos e Entidades autuem tais processos exclusivamente em meio eletrônicos.

O SEI é a Meta 43 do Programa de Metas da Cidade de São Paulo, de 2017-2020 e foi determinado do Decreto 57.868/17, que, em busca de ampliar a sustentabilidade ambiental com o uso de tecnologia.

Tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real, o SEI possibilita o aumento da eficiência administrativa e a simplificação de procedimentos, bem como maior celeridade e a eliminação de extravios, além de responder à demanda dos cidadãos por modernização da gestão pública e acesso à informação.

A utilização do SEI é obrigatória para todas as secretarias, Prefeituras Regionais e entidades da administração indireta, nos termos do Decreto Municipal nº 55.838/15. Com sua implantação a Prefeitura espera:

_Acelerar os trâmites administrativos, garantindo respostas mais rápidas às demandas;
_Facilitar o trabalho desenvolvido pelos servidores;
_Aumentar o controle social e o acesso à informação;
_Racionalizar o gasto público;
_Estancar o crescimento do estoque do Arquivo Municipal de Processos, atualmente com mais de 20 milhões de processos;
_Melhorar o gerenciamento de processos e instrumentos de controle;
_Eliminar incidentes decorrentes do deslocamento físico de documentos.